Entenda a diferença entre ECF e SAT, e saiba o que a nova legislação do SAT irá mudar na sua loja.
ECF é a sigla para Emissor de Cupom Fiscal. Trata-se de um sistema de automação comercial composto de um software e um equipamento (impressora fiscal) com capacidade para emitir o cupom fiscal ou a nota fiscal de venda ao consumidor.
Existem soluções ECF mais simples, que utilizam apenas um software de emissão e uma impressora fiscal, e sistemas mais robustos, capazes de gerar relatórios consolidados, apontar erros fiscais e auxiliar na gestão comercial.
Em 2015, a impressora fiscal foi substituida pelo SAT, Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais (também conhecido por SAT-CF-e) que é um aparelho parecido com um modem de internet conectado a rede da loja. O SAT valida os dados das vendas realizadas, autoriza os cupons no SEFAZ e emite o comprovante e permite a impresão após a autorização.
A emissão do comprovante de venda para o cliente ainda é obrigatória, mas agora este cupom pode ser emitido por uma impressora de cupom não fiscal simples, que é um equipamento mais barato, não tem prazo de validade e não precisa de lacração.