Antes de comprar, entenda as suas necessidades e veja se o sistema escolhido cobre tudo. Qualidade, fornecedor de confiança e suporte adequado também são fundamentais.
Investir em um sistema de gestão é um passo fundamental para a modernização do negócio. E, junto com a implantação desse, muitos processos precisam ser revistos e organizados para que possam acompanhar as premissas de gestão sugeridas pelo novo sistema.
Antes de adquirir um sistema de gestão é importante fazer uma análise das necessidades do negócio e conhecer as expectativas com o novo cenário que se pretende incorporar na empresa. A seguir, são descritas algumas dicas para auxiliar o empreendedor no momento de tomar a decisão:
1. Antes de tudo, entenda sua necessidade. No mercado, muitas soluções de software são oferecidas, mas nem todas servem para o seu negócio. Antes de iniciar a procura do sistema certo para sua empresa, você precisa conhecer a sua real necessidade.
2. Bons recursos são fundamentais. De nada adianta implantar um novo sistema se as tarefas principais do seu negócio continuarem sendo feitas sem o mesmo. O que foi identificado como necessidade para sua empresa deve estar presente no software escolhido. E mais, analise o fator produtividade. Além de fazer as coisas de maneira certa, é preciso fazê-las numa dinâmica adequada.
3. Cuidado com o seu fornecedor de sistemas. Escolher o parceiro certo para atendê-lo é fundamental. Busque referências no mercado. Você terá um longo caminho pela frente e precisa de um parceiro disposto a gerar resultados.
4. O preço e sua relação com a qualidade. Além do pacote de softwares você contratará serviços, não se esqueça disso. Portanto, cuidado com o preço baixo. Um bom sistema é composto pela qualidade dos recursos oferecidos e pelo profissionalismo do fornecedor da tecnologia. Não se consegue um resultado satisfatório sem um investimento adequado.
5. Suporte técnico é palavra de ordem. Quanto custa para você uma hora de trabalho parado? Quando você precisar de atendimento, esteja seguro de que existirá uma equipe preparada para realizar desde uma simples capacitação até a resolução de incidentes no menor tempo possível.
Caso você não se sinta seguro para a decisão, procure auxílio de profissionais com boa experiência no assunto e analise as opções à sua disposição. Certamente, perto de você existem bons fornecedores de tecnologia. Você só precisa chegar até eles.